Quem veio primeiro, o ovo ou o coelho?
Ninguém sabe ao certo da onde veio a associação do coelho com o ovo de Páscoa. Essa tradição é antiquíssima, e existem um milhão de teorias na internet sobre a sua origem. Fato é que tanto o ovo quanto o coelho se estabeleceram como símbolos de vida e renovação tão fortes, que esse costume atravessou culturas e gerações.
Até chegar no século XVIII, quando confeiteiros franceses espertos decidiram rechear os ovos com chocolate. Doce é bom e coelhos são fofos. O que poderia dar errado? Aí que a moda pegou e se espalhou de vez.
História Real
Apaixonada por coelhos
Juliana só é dona da Branquinha graças à sua filha, Antonela. Esse pinguinho de gente no auge dos quatro anos de idade já conhece suas paixões suficientemente bem para saber que bichinhos de orelhas compridas e rabos fofinhos moram dentro do seu pequeno coração.
Ela pediu tanto por um coelho que seus pais decidiram fazer uma surpresa. Sem saber que estava prestes a ganhar um, Antonela dormia tranquilamente no carro, enquanto seus pais buscavam a Branquinha. Acordou quando já estava em casa, dando de cara com o bichinho de pelos clarinhos. Foi na Páscoa do ano passado.
Geralmente as pessoas preferem criar coelhos em viveiros, mas Branquinha vive solta no quintal. Isso só é possível graças ao jogo de cintura da família, já que a coelha tem um gosto refinado: cenouras? Ela não quer nem saber. Mas devorou todas as orquídeas da Juliana assim que chegou em casa, sem sobrar nem raiz para contar história. Cabos de celular, então, foram vários. Foi uma convivência que precisou de adaptação, tanto do espaço físico quanto dos moradores da casa, até Branquinha conquistar sua liberdade. E ela adora.
Branquinha é curiosa, carinhosa e sempre quer estar perto da família. Quando estão dentro de casa a coelha fica de vigília na porta de vidro, de olho no que está acontecendo. E toda vez que alguém sai no quintal ela aparece, se entrelaçando em volta dos pés, rodopiando sem parar. Essa é sua característica única, o jeito de mostrar que está feliz.
Branquinha é boazinha e dócil, mas não é sempre que deixa ser pegada no colo. A não ser por Antonela, que tem passe livre para o carinho com a coelha. A relação entre as duas é mesmo especial.
Enquanto Juliana me passava o relato para essa edição, Antonela percebeu que a mãe conversava com alguém sobre a Branquinha. Ouvi sua voz invadir o áudio do WhatsApp:
-Mãe, ela vai ter bebê, a coelha?
-Não vai, minha linda.
-Então a gente pode comprar mais um Branquinho?
Agora eu torço para a Antonela ganhar mais uma surpresa por aí.
Feliz Páscoa!
Dica do Vet
Socorro, meu cachorro comeu chocolate - patrocinado por Kahoun
Sim, você já deve ter ouvido falar que chocolates são tóxicos. No cacau existe um composto chamado teobromina, que não é muito bem metabolizada pelos cães e gatos, causando sintomas como vômito, diarreia, agitação, aumento da frequência cardíaca, da sede e da vontade de urinar. Esses sinais podem demorar horas para aparecer e durar por vários dias.
Mas, calma. Existem sim relatos de casos letais, porém, são raros. A intensidade dos sintomas vai depender da quantidade e do tipo de chocolate que o pet ingeriu. A concentração da teobromina é menor em chocolates ao leite, e aumenta consideravelmente nas versões meio amarga e dark, sendo esses os tipos mais tóxicos.
De qualquer forma, todo e qualquer tipo de chocolate faz mal para o cão e gato (incluindo o branco) - as quantidades elevadas de gordura e açúcar já são o suficiente para causar problemas por si só.
Então o que eu faço se meu pet comer chocolate?
Infelizmente não existe nada que você possa fazer para ajudar em casa: tem que levar ao hospital veterinário. E sim, a gente disse hospital. Todo caso de intoxicação é tratado como emergência, e deve ser atendido em um local que ofereça assistência e infraestrutura hospitalar.
Ainda que você tenha só uma suspeita de que o pet ingeriu o chocolate, não espere para ver se ele apresenta algum sintoma, combinado? Quanto antes levar, melhor. Se o atendimento for imediato é possível fazer a indução do vômito, o que melhora as chances de recuperação do pet (e poupa seu bolso com custos de internação).
Pet Letters Indica
4 opções de presente temáticos
Não é porque não podem ganhar chocolate que não merecem ser agradados. Vem conferir a curadoria de itens temáticos pra fazer uma graça com o seu pet nesse feriado de Páscoa:
Bom, bonito e barato. Seu cão vai roer essa cenoura de corda até cansar. 🥕
Petisco delicioso e saudável? É possível! Esse muffin de cenoura com gengibre da La Pet Cuisine é feito com ingredientes super naturais e fica ainda melhor com o nosso cupom de desconto: PETLETTERS. (Disponível para São Paulo e região metropolitana). 🐾
Para sair bem nas fotos, tem a clássica orelha de coelho que vai garantir risadas e likes no instagram. 🐰
A tag personalizada mais bonita da internet também vem em versão coelho e com cupom de desconto: PETLETTERS. 🏷️
📽️Vídeo da edição
Para ver em looping infinito. Esses coelhos comendo morangos são a coisa mais fofa que você vai ver hoje.
Meu tio avô tinha um coelho que vivia no quintal também. Fez tanto buraco na grama, que ganhou de presente uma passagem só de ida pra fazenda de um amigo. Uma pena, eu adorava ver o coelho passar pulando pra lá e pra cá.