O cão mais velho do mundo
Segundo o Guiness Book, o recorde pertence a Bluey, um boiadeiro australiano que morreu em 1939 com 29 anos. Se multiplicarmos por sete, em um comparativo com a idade humana, significa que ele viveu por 203 anos. Será? Leia para entender.
História Real
Crise de meia-idade
Qual é o melhor presente que você já ganhou? Para a Talita, a resposta é fácil. Ele veio de uma amiga que é dona de um casal de akitas. Quando nasceu uma ninhada, Talita foi presenteada com um dos filhotes. Nem foi preciso conhecê-los pessoalmente. A escolha foi fácil, feita pelas fotos que a amiga mandou. Talita soube logo de cara com quem iria dividir a vida. Pandora.
A akita chegou com quase três meses de idade, com pouco tamanho e muita revolução. A casa da família foi reformada só para recebê-la. As rotinas, viradas de cabeça para baixo. Até o pai, o menos entusiasmado com aa vinda da cachorra, acabou se rendendo aos seus encantos.
Mas a maior transformação foi dentro de Talita. Ela, que vivia na sombra de uma crise depressiva, de repente passou a enxergar a luz e as cores dos pelos brancos e alaranjados de Pandora.
Apesar do seu casaco natural, o que Pandora mais gosta de fazer é tomar sol. Nem El Niño é capaz de atrapalhar essa paixão. Ainda que esteja 40ºC na sombra, ela sempre bate carteirinha no calor do quintal. E quando não está no sol ou brincando de bolinha, o negócio dela é ser Maria Gasolina. Pandora não pode ver um carro aberto que se enfia para dar uma voltinha. Mas sua característica mais impressionante é uma sensibilidade fora do comum.
Talita estava na sala com a sua mãe, Maria. Pandora sentada ao lado do sofá. As duas estavam entretidas em uma conversa sobre a idade dos cães, fazendo contas, multiplicando cada ano por sete. Afinal, Pandora tinha acabado de fazer seis anos. Parecia uma boa quantidade. Será que isso significava que a cachorra já tinha atingido a “meia-idade”?
Decidiram pesquisar no Google a expectativa de vida dos akitas. Doze a quinze anos.
Talita sentiu na mesma hora o aperto no peito da saudade que ainda não existe. Já a mãe levou na esportiva, olhando para a cachorra e brincando: “Ih, Pands, você só tem mais seis anos de vida! Tá velhinha, já tá na metade”.
Pandora não achou a conversa nada divertida. Assim que ouviu essas palavras, começou a chorar! Um choro alto, sofrido e angustiante. Talita e Maria ficaram chocadas – e desesperadas. “Pands, estava brincando, você vai viver mais”! Maria teve que se abaixar e consolar a cachorra. Pandora só se acalmou após um pedido de desculpas.
Parece que nem os cães estão imunes à temida crise da meia-idade. Faz parte, Pandora! Mas não tem com o que se preocupar - Madonna está aí para provar que a idade não passa de um número. Ainda tem muito chão pela frente. São caminhos repletos de banhos de sol e passeios de carro. Sempre na companhia da Talita.
Pandora chegou em um momento em que eu enfrentava uma crise muito difícil. Sem ela eu não superaria as coisas como venho superando. Ela é um verdadeiro anjo que chegou pra trazer mais alegria pra minha vida e da minha família também.
Dica do Vet
É verdade que a idade dos cães é igual a nossa multiplicada por sete? - patrocinado por KAHOUN
Não. Pelo menos é o que diz o estudo publicado na revista Cell Systems em 2020.
Um grupo de biólogos da Universidade da Califórnia, em San Diego (UCSD), decidiu questionar essa que é uma crença tão famosa, adotada até por muitos médicos veterinários. Os pesquisadores analisaram o DNA de ambas as espécies, comparando o grau de metilação das moléculas. Em outras palavras, um “relógio” molecular, capaz de indicar a idade das células e dos organismos.
A conclusão do estudo foi de que a idade dos cães não segue um padrão linear quando comparado à idade dos humanos.
O envelhecimento canino ocorre de formar acelerada quando jovens e vai diminuindo o seu ritmo ao longo da vida. Por exemplo: um cão de 1 ano de idade já equivale a uma pessoa de 30 anos; 2 anos equivale a 42; 3 anos, a 47, e assim por diante, sem seguir regra matemática linear.⠀
⠀
Há indícios para crer que o mesmo ocorre com os gatos, seguindo correlações não lineares e com um envelhecimento também mais acelerado quando jovens. Estima-se que um gatinho de 1 ano equivale a uma pessoa de 15 anos; 2 anos equivale a 24; 3 anos, a 28, e assim por diante.
Confira a tabela completa de equivalência etária entre cães e humanos:
Pet Letters Indica
Minissérie Ripley
Esse foi o meu entretenimento do último final de semana. Ripley é a nova adaptação do livro “O Talentoso Mr. Ripley” (que antes de série já virou filme em 1999). O suspense conta a história de Tom Ripley, um vigarista que é contratado por um milionário para viajar até a Itália com o objetivo de convencer seu vagal filho a voltar para casa. A filmagem em preto e branco, os belíssimos cenários italianos e o “ar cinéfilo” ainda vão te deixar com cara de cult na hora de indicar a série para seus amigos.
E o que isso tem a ver com a Pet Letters?
King, o maine coon italiano que interpreta Lucio, rouba as cenas em que participa. Três audições foram necessárias até encontrar um gato apto a interpretar o papel. Segundo o diretor, os outros atores “simplesmente se levantavam e iam embora. Mas King permaneceu examinando com plena atenção tudo o que estava acontecendo”. O sucesso foi tanto que o gato acabou ganhando até matéria na Forbes.
Na série, Lucio repousa no lobby de um prédio que lhe oferece visão privilegiada das “atividades” de Tom Ripley - incluindo arrastar um corpo ensanguentado escada abaixo. Essa, inclusive, é a cena de abertura da minissérie. O gato volta a aparecer no episódio cinco, e agora você tem que assistir para descobrir o que acontece. 🙃
📽️Vídeo da edição
O tempo ensina. Já que falamos sobre idade, essa pug idosinha mostra como apreciar as pequenas coisas da vida. 👵🏻
A próxima pode ser sua
Mal posso esperar para ouvir as histórias que você tem com o seu pet!
Para participar das próximas edições da Pet Letters é só preencher esse formulário.
Falando em interpretação dos bichinhos, eu fiquei muito impressionada com a atuação do doguinho Messi no filme Anatomia de uma Queda, é muito incrível, eu fiquei de cara hahahahaha
Ainda não assisti à série Ripley (apesar de ver muitas indicações, vi o filme há alguns anos, fiquei beeem impressionada e, por isso, ainda não tive coragem de assistir à série), mas agora vou assistir só por causa do gato 😸
Nenhuma indicação que vi até agora falou do gato... Obrigada por isso :)