Corre que ainda dá tempo
Essa é a última chamada para concorrer ao prato de cerâmica 100% personalizável pintado à mão, feito pela Roberta da Pratos de Família. 🚨
Clique abaixo para obter seu link de indicação e compartilhe-o com seus amigos e familiares. Cada nova inscrição feita por meio do seu link lhe dá um número da sorte. Quanto mais pessoas se inscreverem usando o seu link, mais chances você tem de ganhar.
👉Se você JÁ ESTÁ INSCRITO na newsletter, clique aqui.
👉Se você ainda NÃO ESTÁ INSCRITO na newsletter, clique aqui.
O sorteio vai ser realizado no domingo, dia 15/09 e as regras completas estão aqui.
História Real
Sorte de gato preto
Domingo à tarde. Lu estava deitada no quarto, rolando o feed do Instagram. Mais do mesmo. Até seu dedo congelar na foto de uma amiga, a Ana. Era a imagem de uma gatinha para adoção, resgatada naquele mesmo dia. Miudinha, de olhos amarelos, pelos arrepiados e pretos. Uma gata toda preta.
Lu pulou da cama e foi até a sala. Ela não tinha intenção de adotar mais um gato, não mesmo - já havia dois na casa. Mas ela sabia que seu marido era um fã assumido de gatos pretos, e quis compartilhar a foto com ele de forma despretensiosa.
Yuri estava jogando videogame quando Lu ergueu o celular ao seu lado. Ele bateu o canto do olho na foto, jogou o console no sofá e desligou o jogo.
-Vamos lá ver a gatinha.
Meia hora depois estavam na casa da Ana. Lu ainda estava meio pasma, sem acreditar que aquela filhote assustada e desnutrida estava ali na sua frente. Aí veio a história:
O marido de Ana estava saindo do mercado quando um carro passou ao seu lado. A janela foi aberta e a gata atirada para fora, abandonada no estacionamento do Extra. O motorista fugiu e a filhote saiu em disparada, apavorada, se escondendo embaixo de um dos carros. Precisou de muito esforço até conseguir ser resgatada. Lu e Yuri não precisaram ouvir mais nada. Antes mesmo do relato terminar, já sabiam que a gatinha seria deles.
O nome Minerva foi escolhido em homenagem à mitologia romana. Deusa da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. A mesma deusa conhecida como Atena, na Grécia. Um nome forte para uma gatinha forte.
Mine passou no veterinário, fez exames e foi liberada para ir para casa e conviver com os outros gatos. Tudo certo, com exceção de um único detalhe: introduzir um novo gato na casa costuma ser um processo bastante desafiador
Felinos são criaturas territorialistas e metódicas, e qualquer mudança brusca na rotina pode causar estresse. Além disso, Minerva estava muito fragilizada, física e mentalmente. Como seria colocar essa gatinha no novo lar?
Para a surpresa de todos, Mine se encaixou na família como a última peça de um quebra-cabeça. Em três dias já estava convivendo livremente com suas irmãs, feliz, como se pertencesse àquele lugar desde sempre. É uma gatinha carinhosa, brincalhona e que adora pedir colo. Se um dia foi atirada pela janela de um carro em movimento, parece não se lembrar. Na verdade, Mine parece saber que apesar das sombras que enfrentou, a vida também é cheia de luz. É no amor que ela escolheu focar.
Não poderia esperar nada menos de quem tem a sabedoria de uma deusa e a sorte grande de um gato preto.
“Sempre tomei a história da Mine como um exemplo de que não devemos deixar que o mal que nos acontece nos paralise, porque nunca sabemos o que pode vir depois, e podem ser muitas coisas boas. Ela nos lembra todos os dias, especialmente nos ruins, de sermos felizes e seguirmos em frente.”
✉️A próxima pode ser sua
Mal posso esperar para ouvir as histórias que você tem com o seu pet!
Para participar das próximas edições da Pet Letters é só preencher esse formulário.
Dica do Vet
De onde surgiu a superstição sobre gatos pretos?
Se você imaginou um cenário medieval, acertou. A má fama remonta ao século XI, quando o gato preto começou a ser associado às bruxas em diversos vilarejos da Europa.
Os gatos, com hábitos noturnos e olhos brilhantes que refletiam as luzes das tochas, assustavam quem se aventurava pelas noites escuras da Idade Média. Soma-se a isso a pelagem preta, cor relacionada a trevas e magia negra. Foi o bastante para associarem esses felinos à prática de bruxaria. Para piorar, durante a Inquisição, o Papa Inocêncio VIII (que de inocente não tinha nada) listou os gatos pretos como seres hereges, aumentando ainda mais a perseguição.
É surreal pensar que uma crença nascida mais de mil anos atrás foi capaz de atravessar os séculos até os dias de hoje. Mas tenho uma boa notícia: as coisas têm o significado que escolhemos dar. A partir de agora, sempre que presenciar algum comentário ou atitude preconceituosa sobre gatos pretos (o que acontece com mais frequência em semanas de sextas-feiras 13, como essa), te convido a dizer que:
No antigo Egito, uma gata preta chamada Bastet era venerada como deusa. 🙌
Durante as Grandes Navegações, marinheiros sempre levavam esses felinos nas embarcações como sinal de bom presságio. 🛳️
No Japão e partes do Reino Unido, gatos pretos são símbolos de sorte e prosperidade. 💰
E conte a história da Minerva. Conte que ela ganhou uma segunda chance ao ser resgatada por tutores sortudos o suficiente para receber uma gatinha preta tão especial em suas vidas. 🖤
Pet Letters Indica
4 melhores filmes com gatos pretos
Uma lista criteriosa e exigente, criada após ampla análise e discussão de especialistas da área (eu e meu marido), sobre os melhores gatos pretos do cinema e da televisão. Sentiu falta de algum gato? Pode entrar com recurso nos comentários.
Binx - Hocus Pocus. Clássico é clássico, né? Não sei vocês, mas eu sou temática e gosto de assistir esse filme todo Halloween. Tudo o que posso dizer é que as crianças do filme estariam lascadas sem a ajuda do gato Binx. Disponível no Disney+.
Lúcifer - Cinderela. Já reparou que muitos vilões da Disney tem um pet? E não é por acaso. Essa é uma estratégia de alívio cômico, utilizada para trazer leveza e equilíbrio ao lado mais “tenso” da história. Na minha opinião, Lúcifer cumpre perfeitamente esse papel. Disponível no Disney+.
Salem - Sabrina, aprendiz de feiticeira. Bateu a nostalgia aí? Qualquer pessoa que cresceu nos anos 90 concorda que essa lista não pode existir sem o sarcástico e egocêntrico Salem. Curiosidade: Quatro gatos pretos (Elvis, Lucy, Feiticeiro e Bruxa) se revezaram para interpretar os movimentos e cenas que não exigiam diálogos. Disponível no Prime.
Jiji - O serviço de entregas da Kiki. Esse ano comecei a consumir mais a cultura asiática, e as animações do Studio Ghibli simplesmente me encantaram. O gato Jiji é, sem dúvida, o melhor personagem do desenho. Disponível na Netflix.
📽️Vídeo da edição
Vou descansar aqui mesmo. Esse gatinho (preto, lógico), tem a mesma energia que você chegando em casa cansado do trabalho.
Até a próxima!
Pet Letters é a newsletter de histórias de amor entre tutores e pets, com dicas veterinárias e curiosidades do mundo animal.
Quinzenalmente, nas quartas-feiras às 9h.
Escrito por Marina Cyrino Leonel
Médica veterinária que trocou os atendimentos pelas palavras.
Que linda a Minerva!! 😻😻😻😻 uma verdadeira “gata” 😆
Adorei a lenda do gato preto. Realmente, as coisas têm o significado que resolvemos dar, e a partir de agora, quando topar com algum gatinho preto vou me sentir abençoada.
Que gata mais linda!! Acho os gatos pretos tão lindos! E me lembrei de um que tinha na rua da minha vó, era um amorzinho de gato.
E já vou anotar as dicas de filmes hehe!