Dá licença
Abra o caminho e libere a via. Elas chegaram. E vieram em grande estilo, na edição de número 50. Um número especial para uma época mágica. Estou feliz? Muito! Vamos celebrar juntos: bem-vindo às edições de Natal da Pet Letters!
História Real
Maracutaia
Amigo secreto é a cara do fim de ano. Tem uma certa magia no sorteio dos nomes, na curiosidade, na escolha do presente que mais ninguém sabe o que é. É a brincadeira mais democrática que existe. Dá jogo em qualquer turma que se conhece minimamente bem: trabalho, família, grupo de oração, natação e até fitdance. Seria a confraternização perfeita – se não houvesse uma marmelada toda santa vez que um amigo secreto é realizado.
O Marcelo não assume, mas a autora dessa newsletter confirma. O amigo secreto da família Abdelnor foi roubado. Aconteceu no Natal passado, quando decidiram fazer o sorteio para animar as festas. Até a cachorra entrou na brincadeira. Por ser sua pessoa preferida, Marcelo ficou encarregado de representá-la.
Bela entrou na família em 2017, depois de muita insistência de Marcelo e sua filha, Maíra, para convencer Ana de que a casa estava vazia sem um cão. O jogo só virou quando Marcelo teve a sacada de cutucar o emocional da esposa, trazendo à tona as lembranças da criança que havia crescido na companhia de um beagle.
Ele levou Ana “só para olhar” os filhotes tricolor – ela nem imaginava que, na verdade, já estava tudo pago e acertado. Uma cilada que virou amor. O dia ainda terminou com uma surpresa para Maíra, que chegou em casa e topou com uma cena de filme: Bela toda linda, deitadinha, com um laçarote no pescoço.
Bela não pode ver uma mão dando sopa que já vai pedir carinho. Acorda às 5:30h para cumprir o principal compromisso do dia: tomar o café da manhã e, logo depois, voltar a dormir de barriga cheia. Adora quando o Marcelo abre a geladeira, porque já sabe que vai ganhar um cubo de gelo. Mas o que a deixa mais feliz é quando ele oferece uma garrafa pet - uma estratégia para distraí-la durante as refeições dos humanos. Deu pra perceber que a Bela é boa de garfo? Pois foi justamente essa característica que azedou o amigo secreto da família.
Os presentes foram comprados e enfileirados daquele jeito clássico embaixo da árvore. Faltavam só duas semanas para o Natal quando Marcelo, Ana e Maíra foram dar uma volta no shopping, deixando Bela em casa. A beagle só pode ter trocado o espírito natalino pelo de uma criança atentada, porque decidiu antecipar as comemorações e usurpar todos os presentes do amigo secreto.
Imagina a cena da família Abdelnor chegando em casa: pacotes rasgados, presentes revelados, piso melado de chocolate, sacolas comidas pela metade e embalagens da Cacau Show e de M&Ms vazias. Bela estava largada na cama, ofegante, e levou um dia para colocar tudo para fora. O amigo secreto foi arruinado, mas a cachorra felizmente se recuperou logo. Deu ruim mesmo para as sacolas - segundo Maíra, não saíram da Bela até agora.
O mais suspeito eu te conto agora, caro leitor. O pulo do cachorro está aqui: nesse amigo secreto duvidoso, Marcelo tirou Bela, e Bela tirou Marcelo. A beagle ganhou de presente um belíssimo mordedor de nylon, o único presente que não foi deixado embaixo da árvore. O único brinquedo da Bela que resiste até hoje, competindo pau a pau com a garrafa pet. Essa maracutaia não passou despercebida pela CPI da Pet Letters. Estou de olho.
“Viver com a bela é uma montanha russa de emoções. Uma hora ela tá quietinha e calminha, e em cinco segundos ela tá ligada nos 220v pedindo pra jogar a garrafa pela casa e fazer cabo de guerra com o cobertorzinho. Bela é o nosso coração fora do peito, é a “filha mais nova”, a mais mimada de todas.” - Maíra
✉️A próxima pode ser sua
Já estou à procura de novas histórias para 2025! Para ver seu pet nas próximas edições da Pet Letters é só preencher esse formulário.
Dica do Vet
Os alimentos mais perigosos das ceias
Para começo de conversa, você precisa saber que todos os alimentos da ceia são gordurosos, super temperados e passíveis de causar algum B.O. Mas é verdade que alguns são (muito) mais perigosos do que outros, e nenhum leitor da Pet Letters merece receber o Papai Noel na emergência do hospital veterinário.
Pode ficar tranquilo. Você vai sair dessa edição conhecendo os alimentos mais perigosos e tóxicos da ceia para proteger o seu pet e impressionar os parentes com seus amplos conhecimentos da vida:
Maçã, damasco, pêssego e cereja podem parecer diferentes, mas tem algo em comum: o gênero “prunus”, com caroços e sementes que, quando digeridos, liberam cianeto. De 5 a 25 unidades é a média para começar o processo de intoxicação, que impede a oxigenação adequada das células dos animais. Mas, calma. Nada de pânico! É só tirar bem as sementes que a polpa em si está liberada. ⚠️
Aquele chester ou peru suculento e delicioso, que ficou horas no forno da sua tia cozinheira, está cheio de ossos que são perfeitos para entalar em lugares que não deve, como o estômago do seu pet. Corpo estranho é o nome chique que veterinários usam para descrever esse problema, que só é resolvido com endoscopia ou cirurgia.🍗
Cebola e alho. Não importa se é cru, cozido, frito ou em pó: 5g por quilo já podem ser o suficiente para causar danos nas hemoglobinas, responsáveis pelo transporte de oxigênio. Qualquer alimento que leva esses temperos está proibido. 🧅🧄
Muita atenção com a Macadâmia: ela é a castanha mais tóxica de todas, causando tremores, fraqueza muscular e incapacidade de andar. Já a amêndoa e o pistache, apesar de não serem tóxicas, também são proibidas por terem a forma e tamanho perfeitos para causar engasgos. 🌰
Na discussão da uva passa, seu pet precisa estar no time contra. Todos os tipos de uvas causam intoxicação em cães e gatos. Existe uma vulnerabilidade individual: alguns cães podem se intoxicar só com duas unidades, enquanto outros precisam de 2kgs da fruta para apresentar sintomas de insuficiência renal aguda. Não tem como arriscar, né? 🍇
Recado da Bela: Quem quiser saber mais sobre os perigos do chocolate é só visitar a edição de Páscoa. 🍫
Pet Letters Indica
Curadoria de Natal
Uma seleção exclusiva de links natalinos na vibe Pet Letters:
Para se arrumar e ficar na sala. Aqui estão os lookinhos de Natal mais vendidos da Shopee e da Shein. ✨
Lindo e facílimo de fazer. Em 30 segundos você confere o tutorial de um adorno feito com a patinha do pet que vai deixar sua árvore ainda mais bonita. 🎄
Gingerbread para cachorros. Esse petisco natural feito com gengibre tem desconto com o cupom PETLETTERS. 😋
Tem até árvore da adoção. Para os paulistanos, o Shopping Eldorado está com uma programação toda especial para pets. 🎅
Para presentear o doguinho. Esse brinquedo em forma de pinha é perfeito para colocar grãos de ração ou sachês. 🎁
📽️Vídeo da edição
Esse gatinho apreciando as luzes de Natal que viralizou no TikTok e é a coisa mais linda que você vai ver hoje. ❤️
Mais do Substack
A
é meu novo vício do Substack. Nessa edição ela comprovou tudo o que eu já achava sobre notícias ruins.A
fez uma lista com 11 livrarias de rua em São Paulo, o que eu achei de uma baita utilidade pública.E a lista das livrarias eu encontrei pela curadoria mensal da
, que sempre traz dicas cheias de cultura na sua newsletter.
❤️Já conhece minha outra casa aqui no Substack? Marinando é meu espaço de crônicas e contos sobre a beleza do cotidiano. Na última edição contei a história de um dos dias que passei mais medo na minha adolescência - tudo por culpa de um toque polifônico do Felipe Dylon.
Até a próxima!
Pet Letters é a newsletter de histórias de amor entre tutores e pets, com dicas veterinárias e curiosidades do mundo animal.
Quinzenalmente, nas quartas-feiras às 9h.
Chegou pela primeira vez? Se inscreva para receber a próxima edição. É de graça :)
Escrita por Marina Cyrino Leonel
Médica veterinária que trocou os atendimentos pelas palavras
Passei mal de rir com esse bulldog com chapeu de frango assado 😂😂😂
Bela , uma Priminha caçula muito linda e “ bem comportada “ 😂😂😂
Amei as dicas sobre alimentação !